quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

De onde vêm o nosso nome?



Imagem pertence ao blog:
http://dissidentex.wordpress.com/tag/piegas/




http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/passos-coelho-menos-piegas

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=2288091

http://aeiou.expresso.pt/passos-pede-aos-portugueses-para-serem-menos-piegas=f703170

http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=2288168&page=-1

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/article1289631.ece#commentsList

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=524955&tm=9&layout=122&visual=61

Transcrição da palestra de Passos Coelho(feita por mim a partir deste video http://showdebola.co/video-passos-coelho-chama-de-piegas-aos-portugueses/):
"Então talvez as nossas privatizações, ao contrário do que alguns analistas escreveram, em jornais de referência lá fora, em vez de ser uma sorte correrem tão bem, não seja afinal uma sorte. Talvez a sorte dê bastante trabalho a fazer. E ela tem aparecido. Correu bem uma vez: foi sorte. Correu bem uma segunda vez: se calhar também foi sorte. Mas caramba, não pode ser sempre a sorte. Quando as pessoas percebem, que o que estamos a fazer, está bem feito, então devemos persistir, ser exigentes, não sermos piegas e não termos pena dos alunos coitadinhos que sofrem tanto para aprender."

Comparar as noticias com o discurso faz-me chegar à conclusão que a mediatização nas nossas sociedades tem como resultado uma desinformação permanente. Cada um pode fazer a sua leitura. Mas a minha interpretação das palavras do primeiro-ministro de Portugal é que, quando usa os verbos "devemos persistir", "ser exigentes" e "sermos", está a falar de si próprio e do seu governo, chegando a comparar-se com um professor face aos seus alunos. Isto ocorre porque ele está a falar para um auditório de alunos e não a fazer um discurso para os portugueses.

Afirmar que Passos Coelho chamou "piegas" aos portugueses é mesmo de quem está desesperado por se distanciar/diferenciar ou de quem anda desesperado por encher os seus canais de noticias de qualquer coisa(tal é a falta de noticias).

Outra coisa que salta à vista é que todos receberam o mesmo "tacke" da Lusa e o puseram online. Dá arrepios pensar na pluralidade da informação que circula hoje em Portugal.

Isto de transcrever o que outros dizem é um trabalho complicado, acreditem falo por experiência própria.
Mas acho que aquilo que vemos nas transcrições é simplesmente mau jornalismo. Fazer ponto final e dizer que a frase é "Devemos persistir, ser exigentes, não sermos piegas (...)" parece-me inaceitável.

Conclusão: o nosso nome nasce do ruído que se transformaram as sociedades ocidentais que trituram pessoas e fabricam "verdades". É assim em todo lado. Se queremos informação em Portugal temos de ouvir o "Governo Sombra"(TSF) , se queremos saber o que se passa nos EUA devemos evitar os canais de noticias e ver o "Daily Show".

Sem comentários:

Enviar um comentário